Quem somos

Eu sou Vensam IaLa @masnevalai idealizador do projeto VISTO ÁFRICA.

Sou da Guiné-Bissau, um dos 54 países do continente africano.

Sou professor formado em Letras pela UNESP, com especialização em literaturas africanas de língua portuguesa.

Sou ator e modelo político, visto que é este o principal motivo que me mantém no ramo.

Moro no Brasil há 10 anos. Quase todos numa faculdade pública super elitizada e, obviamente, branca.

Foi, portanto, nela que descobri as mentiras contadas sobre onde vim e das histórias que de lá foram omitidas ou adulteradas, propositalmente. E é aqui também que me conheço enquanto negro, e soube que sê-lo é um problema neste país. E, como se não bastasse, dizem que agora faço parte de uma “minoria". Ora, essas questões forçaram, de alguma forma, a minha militância nos movimentos de luta para garantias dos direitos dos mais vulneráveis socialmente. E obrigou-me a buscar o protagonismo para construção de uma outra narrativa que não é nova, mas que foi omitida. Há um ditado africano que diz: “até que os leões comecem a contar as suas próprias histórias, as narrativas de caça sempre vangloriarão o caçador”.

A Visto África, portanto, tem o objetivo de desconstruir toda e qualquer narrativa do caçador (colonial, ocidental) baseada em estereótipos para humilhar e inferiorizar os africanos e seus descendentes. Ela busca contar a história sob o olhar da gente, os caçados, e lembrar que somos muitos, uma verdadeira miscelânea cultural. Para isso, é crucial saber que a ÁFRICA NÃO É UM PAÍS!


Ao adquirir sua camiseta estará impulsionando a Visto África na direção da luta pela garantia de direitos do povo preto e na construção de uma narrativa fidedigna dos povos africanos. Vamos juntos!

Siga nosso perfil nas Redes Sociais e compartilhe essa ideia. Juntos somos mais fortes! 

@vistoafrica 

 

Sobre a loja

A Visto África tem o objetivo de desconstruir toda e qualquer narrativa colonial, baseada em estereótipos para humilhar e inferiorizar os africanos e seus descendentes. Ela busca contar a história sob outro olhar, o olhar da gente. Lembrar que somos muitos, uma verdadeira miscelânea cultural. Para isso, é crucial saber que a África é um continente múltiplo e diverso e portanto, ÁFRICA NÃO É UM PAÍS!

Pague com
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

Vensam Iala - CPF: 233.970.618-14 © Todos os direitos reservados. 2021